REFLEXÕES II


O REINO É SIMPLES.

Jesus disse que a revelação do pai acerca do reino seria dada aos pequeninos, aos simples, aos ensináveis na pureza, aos sem deuses na alma; aos que não se vergam ante a face da perseguição, que não temem a justiça injusta, pois preferem ser os marginais da vida, do que estar no centro do poder religioso (que é o da morte); ou daquilo que faz matar a alma daquele que a pratica.
Então ele diz que os sábios, aos entendidos, os escribas, os senhores do saber (tanto religioso como filosofico ou politico; ou de uma suprema inteligência); jJustamente por tais saberes não O conheceram, pois creram tanto no "saber que aprende", que se deixaram "prender no aprender"...deram tanta razões aos seus pensametos e lógicas que não se entregaram às asas do imponderável, então, concientes do que era justo, que adoeceram do bem; sem perceber que a jstiça é singular e não se deixa produzir em serie. Tão certo dos seus saberes esqueceram a Fonte do toda sabedoria, e perderam o simples sentido de ser, que é amar.
Assim, bem aventurado seja todo aquele que aprenda sem saber.
Que cresça sem parar, e pare sem ficar, que trabalhe no descançar...que descanse no seu trabalhar, que faça a paz em seu andar, que perdoe sem se vangloriar, que vença sem declarar...
Que se levante sem em ninguem pisar, que faça orações que só o Pai conheça...
que faça o bem, que fique escondido até mesmo de suas memorias "auto-meritorias"...
E que vejam Deus em cada "carinha" humana na terra, como em todos os seres vivos, e em toda criação.
Pois fazendo assim amigo, só resta lhes dizer: SEJAS BEM VINDO AO REINO DE DEUS!!!
pense nisso!!!
Honorato Neto

Síndrome do Teudas


Sindrome de Teudas:“Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma cousa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada”. ...Livro dos Atos dos Apóstolos 5:36... Houve, há muito tempo atrás, um homem chamado Teudas. Não sabemos muito a seu respeito, a não ser aquilo que podemos encontrar nas palavras de Gamaliel, registradas por Lucas em seu segundo livro a Teófilo. Ao que tudo indica, Teudas foi um líder religioso como muitos que encontramos em nossos dias. Eles estão em nossas próprias Igrejas e, não raro, à frente delas. São carismáticos e comunicadores, conseguem mobilizar as pessoas e fazem com que elas sinceramente creiam neles. É exatamente aí que reside o problema. Será que devemos crer em pessoas ou em idéias e valores? Claro que a primeira questão que se levanta é o fato de que nós cremos em Cristo, mas a nossa fé em Cristo se materializa na vivência de Seus ensinamentos e não culto à Sua imagem. Lembrem-se do que Jesus disse: “se alguém Me ama, guardará a Minha palavra” (Jo. 14.23). Muitas imagens de Cristo são adoradas por pessoas que ignoram ou contrariam deliberadamente o Seu ensino. Há comunidades, instituições e movimentos que se baseiam em homens e não em valores, princípios ou verdades. Caem ou morrem estes homens, caem e morrem estas organizações. São o resultado do trabalho de pessoas que se pregam a si mesmas; que “insinuam ser alguma coisa” e não são; que desejam que os homens se agreguem a eles, que sejam fiéis a eles e não àquilo que eles fazem, vivem e ensinam. Esse tipo de personalismo é muito comum em nossos dias. Dizem que “cada Igreja tem a cara do seu pastor”, será que deve ter? Acredito que a Igreja deve ter seus contornos definidos pelos valores que defende, pelas verdades que prega, pelos princípios que norteiam
sua conduta sobre a Terra, e tudo isso deve ser retirado das Escrituras, sob a direção do Espírito, e não da mente brilhante e criativa de algum “teudas”.
É mais uma vez Gamaliel que nos lembra qual é o fim daqueles que constroem impérios sobre a frágil estrutura de um homem, eles dão em nada. Pessoas se “convertem a” seguidores deles, mas não se “convertem em” pessoas melhores, mais justas e amorosas.


De fato como Jesus foi diferente de Teudas. Ele não pregou a Si mesmo, mas anunciou a chegada do Reino de Deus; Ele não nos convidou a conhecer o Seu poder de influência e a Sua riqueza, mas nos mostrou as Suas chagas, feitas por amor; Ele não nos prometeu fortuna se O seguíssemos, mas uma cruz diária. E, mesmo assim, milhares e milhares de pessoas continuam o seguindo em nossos dias, isso porque crêem em Suas palavras e seguem Seus passos e a Sua voz.

Não é pra menos que quase ninguém sabe quem foi Teudas.

Honorato Neto (18/02/2010)

3 comentários:

  1. Meu amado esposo...louvo a Deus por sua vida e aprendo muito com você, com a sabedoria que o Senhor te deu...admiro a visão de Rein de Deus que você possui, pois foi exatamente isso que me fez perceber que você era minha metade...
    Prossiga sempre assim...simples, verdadeiro e autêntico como você é!
    Te amo...

    ResponderExcluir
  2. Esta é a visão de Reino que tenho, e procuro compartilhar com todos. Mas é uma visão que só se tem quando nos são tiradas as vendas da religiosidade e as algemas dogmáticas. Uma visão simples e sublime que espero que todos tenham um dia.
    A Paz do Senhor, meu Pastor! Fico feliz em congregar, comungar e aprender contigo!

    Irmão Henrique Ferreira.
    Fortaleza CE.

    ResponderExcluir
  3. Tenho alguns anos acompanhado suas ministracões e reflexões e sou incrivelmente
    tocado por DEUS em todas elas, e nisto me glorio no SENHOR por sua vida.
    precisamos encontrar o perfume,a verdadeira essencia do REINO DE DEUS em nós.
    Paz e graça em nome do nosso senhor e salvador
    JESUS CRISTO!
    Irmao Habys/comunidade evangelica de maracanau

    ResponderExcluir