segunda-feira, 12 de julho de 2010

O MEDO DE SER VOCÊ..


Queridos é incrivel como desde pequenos, nós sempre nos dedicamos a ser tudo que vemos ou que nos falam, menos nós mesmos, parece que sempre fomos preparados a vêr o mundo com os olhos dos outros, precisamos averiguar o que o outro acha antes de sermos nós mesmos; Resultado disso é que quem dita as ordens em nossos modos viventes é a sociedade de consumo, a midia, as novelas, em fim a rede Globo de televisão com suas celebridades bem maquiadas com as mascaras da perfeição; Resultado é todo mundo querendo ser todo mundo, menos quem se realmente é.
Soren kieertegard o pai do existencialismo bem dizia: O mundo é um baile de mascaras.

Sim é verdade o mundo é um teatro cheio de atores, onde todo mundo acha que nunca se terá sucesso sendo você mesmo, gosto muito de Fernando Pessoa quando ele diz que colocou uma mascara pra ser aceito pelos amigos, e depois resolveu tira-la, mas ela ja estava pregada ao rosto a ponto do auto-engano de achar que a mascara era seu proprio rosto, mas quando ele conseguiu tira-la ja estava velho, me faz lembrar o que disse shakespeare: ha,o quanto o homem pode esconder dentro de sí... apesar da aparência de anjo!

martinho Lutero bem dizia: Superstição, idolatria e hipocrisia recebem altos salarios; Mas a verdade tem passado fome.


A verdade é que o ser humano tem medo de ser ele mesmo, de não ser aceito por ser quem ele é, e a grande metrica do evangelho é desenvolver em nós o conceito de humanidade sendo quem somos, vale lembrar que o conceito de humanidade foi deturpado pela serpente no Edem, que disse que o homem não precisava ser quem era, e que ele podia ser Deus, e que na verdade aquele fruto, era o fruto do ciume de Deus, da inveja de Deus contra sua propria criação, por isso ele proibia por que não queria competir com ninguem igual a ele; O resultado é calamitoso, homem abandona sua humanidade querendo ser um deus, e cai no conhecimento do bem e do mal que os leva a viver o primeiro esconde-esconde da historia, e até hoje o homem continua escondendo quem ele é, com exceção de quando ele esta sozinho, que é a unica hora que ele é ele mesmo.
Dizem que uma moça entrou no elvador e encontrou o ator famoso internacionalmente chamado, Tom Cruise, e ela euforica perguntou! é você mesmo? ele respondeu: não, só quando estou sozinho.
Nós temos relatos assim em toda historia da humanidade, os grandes homens sempre representaram peças de um teatro de sua propria imaginação, quem aquí nunca se flagrou com uma cara que não era sua, eu mesmo ja me ví com muitas caras que não eram a minha, quem aquí nunca fez alguem te adimirar, sendo que o que adimiraram em você não era você, mas a imagem que você projetou nas pessoas. Por exemplo.
Depois da vida e conquistas de julio cesar, todos queriam ser cesar, os russos criaram a mesma expressão, os alemães criaram o kiser que é o Cesar deles, só que o que ninguem sabe é que Cesar não gostava de quem ele era, uma certa vez Plutarco o encontrou chorando lendo a historia de Alexandre o grande, por que na verdade ele queria ser alexandre e chorava por que na sua idade Alexandre ja tinha conquistado o mundo; E Alexandre queria ser Hercules, e Hercules não existe, a não ser em lendas mitologicas, e nisso todos caem no inferno da perfeição que não existe.
Acredito que existe três tipos de arte: Arte inferior, arte média, arte superior. e elas tem os seguintes propositos:
ARTE INFERIOR- proposito de agradar

ARTE MÉDIA- Proposito de elevar

ARTE SUPERIOR- Proposito de libertar


A inferior ela nos agrada pondo morfina nos momentos de fantasia, para nos distrair. A média ela nos eleva, mas sempre pra alem de nós mesmos, é um crescimento para elem de nós, que nos tira da realidade de quem somos, e arte superior ela nos liberta e nos faz vêr superiores em nós mesmos, é um elevar-se pra dentro, sendo assim um crescimento em você mesmo., Ensinando que você não precisa ser para ninguem nada mais além do que Deus sabe que você é.

Portanto o chamado do evangelho é o chamado pra verdade de mostrarmos a nossa cara sem véu, com o resto desnudado, pra sermos transformados de glória em glória a imagem de Deus, o chamado do evangelho é pra deixar cair as mascaras, é pra deixar borrar as maquiagens, é pra tirarmos o pó da cara, e colocarmos a cara no pó do chão da fragilidade da terra de que nós somos, e agradecermos a Deus de nos amar, não baseado no que ele achava que viriamos a ser, mas incondicionalmente nos Amou sabendo que tipo de peça nós somos, e não ha nada que possamos fazer para ele nos amar menos, e não ha nada que possamos fazer para ele nos amar mais, ele te ama como tu é, mas ele se recusa a te deixar com a mascara que você esta.


Portanto eu como caçador de mim mesmo não tenho medo de afirmar:

EU SOU A MELHOR VERSÃO DE MIM MESMO...

Honorato Neto





Um comentário: