quarta-feira, 14 de julho de 2010

COMO ENFRENTAR OS VALES E APATIAS?


TESTO: GN 16:16- E tinha Abraão a idade de 86 anos quando Agar lhe deu a luz a Ismael.

GN 17:I- E tinha abraão a idade de 99 anos quando lhes apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus todo poderoso anda na minha presença e ser perfeito.


Queridos nem todos os dias serão brilhantes, pois nem todo o dia o mar esta para peixe.

As vezes a vida se arrasta, os cenarios não mudam, a monotomia se torna aguda, e tudo se parece uma sucessão de fatos sem sentido.

Acordamos todos os dias e tomamos o mesmo café, enfrentamos as mesmas horas e minutos, as contas sempre estão lá para pagar, os problemas sempre insistindo em nos tentar, e a mesma rotina nos prende sem parar, e os dias vão passando.

as noticias são as mesmas.

as piadas são as mesmas.

os cultos bem parecidos, os temas de sermões, esses ja se sabe decorado; o vocabulario é rotina, mesmice, chatice, apatia, tedio.


E é por não sabermos lhe darmos com os dias sem brilho, com os momentos insossos da vida que nós entramos em crise, não aprendemos a lidar com os vales do nada acontece!!!

Somos imediatistas, queremos respostas em passe de magica; Eu sempre digo que o dilema de não ter a resposta é maior do que a dor que me levou a fazer a pergunta, por isso muitos desistem no teste do tempo.


Abraão nos ensina como vencer os vales da apatia do nada acontece, perceba que no ultimo versiculo do cap. 16 Abraão tem 86 anos, e quando entra o capitulo 17 Abraão ja esta com 99 anos, e ai Deus lhe aparece; do ultimo versiculo de gn 16 para gn 17 se passa 13 anos.


O que foi que aconteceu nesses 13 anos?

Nada meu amigo, nada de mais, trabalho de casa, rotina, corrre corre, nenhum anjo lhe aparece, nenhuma visão celestial, nada...


Olha só gente Abraão tem 100 anos quando nasce Isaac, quando Deus pede Isaac no moriá, isaac tem 17 e Abraão 117; O que aconteceu nesses 17 anos? resposta é nada de mais!!!

A unica coisa que a Bíblia fala é de um acordo com Abimeleque e nada mais; Nenhum anjo, nenhuma vóz do céu, apenas rotina vida normal.


Em Gn 23:1 é a morte de Sara, e Abraão tem 136 anos, e isaac 36; O que aconteceu nestes 19 anos? rsrsrsrsrs???

Nada de retumbante meu amigo, vida humana como a minha e a sua... sem nenhum milagre estraórdinario.

Então aprenda algumas lições:

1) A vida não sera feita só de grandes momentos, mas do significado que você sabe dar a cada momento da vida.

Temos uma geração viciada em momentos marcantes, pois são os filmes e novelas que nos passam essa imagem de vida recheada de momentos de onda que festa de arromba, e não é assim; filhos, os momentos normais serão sempre mais constantes do que os grandes momentos.

Talvez nunca vá ficar rico, nem muitos menos sair na capa da veja, nem apaertar a mão do presidente da repulblica, nem jantar com a raínha da inglaterra.

Não case pensando que é só festa, não pense que sua profissão vai ser apóteótica, ou que você vai ser arrebatado em espirito para o paraíso.


2) aprenda a conviver com o milagre comum.

Alguem ja disse que não valorizamos o pôr do sól por que nós o temos todos os dias, mas se ele acontecesse uma vez por ano, haveria filas e filas para contenpla-lo, pois é um milagre que não percebemos, a sua própria vida é um milagre, sua familia, sua esposa e filhos, o ar que você respira, tudo isso deve ser enchergado como o milagre comum da existência.


PV 27:7 - A alma farta pisa os favos de mél, mas a alma faminta todo amargo é doce.

Agradeça a Deus os pequenos premios, e vivamos em função do que temos e não em função do que não temos. Pois a grandesa de um homem é determinada pela sua capacidade de conviver com a obscuridade, pois não são as grandes coisa que dão sentido a sua vida, mas a sua vida é que dá sentido as pequenas coisas.


3) Mantenha o mesmo foco em todas a fazes da sua vida!!!


Pode nada estar acontecendo mas eu sou chamado a manter o foco, que é andar na presença de Deus, a aridez da demora e da rotina não podem me desviar do foco.

Jeremias disse que é necessario ter um só coração.

jr 32:39- Darlhe-ei um só coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias para o seu bem e o bem de vossos filhos.


Somos chamados a perseverar no que cremos mesmo quando não estamos sentindo, ou quando a vida não oferecer grandes motivações a continuar.

Por isso sempre digo; A perseverança é a raínha de todas as virtudes, pois não basta crer tem que perseverar crendo.

LC 21:19 É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.


Fazendo assim você passará o vale de baca e ao invez do vale lhe alterar, é você que vai alterar o vale, pois os senhos mudam os hambientes.


HONORATO NETO.




7 comentários:

  1. O grande mal desse século, é o imediatismo. Nós da geração anterior a Internet, conseguimos compreender e aceitar o "timming" de Deus. Como disse uma vez o Pastor Jesse, Deus é anterior ao microondas, ele cozinha na lenha, e para nós que somos do interior, sabemos que uma comida feita à lenha é demorada, mas é muito mais saborosa.
    A geração de hoje, a do imediatismo, aceita a Jesus hoje e imediatamente digita vitoriaimmediata.com e fica esperando a página abrir. Sim, fica esperando, como se estivesse na frente de uma tela celestial, e não é nenhuma tela de Michelangelo, é uma tela de computador mesmo. E o que acontece depois disso, é tédio e decepção com a "Internet de Deus" que é muito lenta, quando esta decepção deveria ser com ele mesmo. Decepção por não saber esperar na calmaria, por não fazer como disse uma vez o salmista: Entrega teu caminho ao Senhor, CONFIA N'ELE, e ele tudo fará.
    Decepçao por querer um Deus, "gênio da garrafa", como diz Max Lucado. Precisou, tire a tampa, faça um pedido e depois guarde no mesmo local até a próxima necessidade.
    É... ó imediatismo cruel, que nos faz enviar uma mensagem em segundos, mas não nos dá a resposta Divina no tempo em que queremos. E somos nós que determinamos o tempo agora?
    Sigamos aos seus sábios conselhos, meu Pastor, e assim teremos a serenidade necessária, e a quebra de orgulho determinante para nos prostarmos diante do Deus todo poderoso, o grande EU SOU O QUE SOU, e tão somente seguirmos nossas vidas "esperando", mas nunca em frente à tela.

    ResponderExcluir
  2. Pregações do Pastor Honorato:

    http://www.4shared.com/audio/sEsXLFs0/Pr_Honorato_Neto_-_De_Volta_ao.html

    ResponderExcluir
  3. Paz e graça Pastor Honorato!

    muito bom seu blog vou colocar na minha lista de parceiros,depois se o Sr puder me faça uma visita tambem.

    o end é http://blogdovargasjr.blogspot.com/


    e fique com a paz do Senhor e que Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ev. Honorato Neto. Tens sido uma benção em minha vida, com as suas ponderações que vão ao ar ao meio-dia na rádio canaa fm. Um abraço. Com amor em Cristo Jesus. Peterson Pinheiro.

    ResponderExcluir
  5. FICO FELIZ QUE O RECANTO ESTEJA SENDO PONTO DE ENCONTRO DE GENTE BOA DE DEUS, E QUE ESTEJA SENDO TAMBEM UMA OFICINA DE IDEIAS.

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor meu irmão
    Muito oportuna sua postagem, pois vivemos os dias do "outro evangelho" e o resultado é igrejas lotadas de pessoas atrás das "benesses divinas"; quando o Senhor já alertava:"...Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, ACHARÁ FÉ NA TERRA?"(Lc18.8)
    A fé genuína se traduz na capacidade de crê na Palavra de um Deus Soberano, a fé genuína não busca plano "B", mas persevera como vendo o invisível aguardando e descansando, pois Fiel é o que PROMETEU! Abraão suportou os dias enfadonhos, sem graça, mas no tempo de Deus sua casa foi visitada, "O RISO CHEGOU!"
    Na Paz de Cristo,
    Pr Honorato Santos
    SURUBIM-PE

    ResponderExcluir