segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CULTO RACIONAL, O QUE É ISSO?


Dizem que na antiga república tcheca um garoto foi pego pichando um muro criticando o regime socialista do comunismo; Ao ser preso ele foi asperamente interrogado, e quando perguntado por que se levantar contra o socialismo, ele respondeu: " O que é socialismo"? O general simplesmente não soube responder o que ele mesmo defendia.

Queridos ha muito disso no meio de nossas igrejas, pessoas defendendo coisas que nem elas mesmas sabem o que é; é comum encontrar pessoas falando que o culto precisa ser racional, mas percebo que o que elas falam a respeito desse racional não passa de um clichê de charme intelectual desprovida de profundidade e clareza.

O que sera que Paulo quis dizer quando falou sobre o culto racional?
Precisamos ter cuidado antes de responder essa pergunta; Vejo muita gente fazendo da razão um fim em si mesma, ou seja, a razão como começo meio e fim da fé; Pensar assim é um engodo, pois a razão não é um fim em si, ela é apenas um meio pelo qual usamos para entendimento da boa perfeita e agradável vontade de Deus; Perceba que o foco não esta na razão, e sim em descobrir a vontade de Deus.

É vero que para entendermos a vontade de Deus precisamos entender isso em nossa mente, mas uma vez entendendo o que Deus deseja, a sua vontade nos convida a atitudes que a luz da lógica natural e escolástica é uma loucura.

Precisamos entender que fé não é uma especie de certeza que elaboramos pelo esforço da razão, Não, a fé é um dom de Deus, e em EF 2:8 Paulo diz que ela não vem de nós é dom de Deus. Uma vez entendendo a vontade de Deus a razão é trocada pelo espérimento do que aos olhos do Homem natural é loucura, Pois paulo ja bem dizia que o homem natural não entende as coisas do Espirito, por que elas se discernem espiritualmente.

Como entendermos um Abraão disposto a matar o próprio filho em obediência a Deus? vá entender isso racionalmente e você chamara Abraão de monstro.
Um profeta falar com uma Jumenta, para o homem natural parece uma piada.
O povo de israel em NM 21 Ficar cantando olhando para o chão e cantar- " brota poço, brota poço" Vai entender isso.
Cavar covas no deserto depois de ouvir o Profeta dizer que eles não iriam ver chuva, nem sentir vento.

Muitas coisas passamos hoje sem entendermos, certos de que entenderemos depois. Jo 13:7.
Jesus nunca disse: Entenda somente e sera salvo! Ele disse: Crê somente.
Kientigard chamava a fé de um salto no escuro, de salto no absurdo, de perder os pés por algum tempo.
Uma vez Ouvi o pastor Darckson Lira dizer que perguntou para um Judeu por que o candelabro tem aqueles braços, a resposta do Judeu foi simples; Ele disse: Por que ele mandou fazer assim, o por que eu não sei, pois para o Judeu é bom entender, mas antes de entender é melhor obedecer.
Ai vem o Blayse Pascal e diz: A razão tem razões que a própria razão desconhece.

Não estou aqui cometendo o suicídio da razão, mas estou aqui dizendo que a razão a qual Paulo fala não é alcançada pela via da razão natural fria e filosófica, a Razão que paulo fala tem haver com aqueles que já nasceram de novo e entendem o sentido da frase que Jesus disse a Pedro: " Não foi a carne e o sangue que te revelaram, mas meu pai que esta no céu".

O culto racional por tanto é o culto com conteúdo, e o conteúdo tem que ser o Evangelho de Jesus de Nazaré.
Cristianismo não é reflexão teórica, mas é resolução pratica.
PENSE NISSO.

Um comentário:

  1. Nosso endereço não é a razão, a razão é apenas uma ponte, o endereço é a vontade de Deus.

    ResponderExcluir