domingo, 28 de fevereiro de 2010
EVANGELHO X RELIGIÃO.
Queridos, costuma-se culpar a ciência secular e a filosofia ante-religiosa pelo eclipse da religião na sociedade moderna, seria mais sincero culpar a religião por suas próprias derrotas, visto que ela não aprendeu a nascer como solução para o drama humano; Ela caiu não por que foi contestada, mas por que se tornou enfadonha, opressiva e insípida.
Quando a fé é substituida pelo credo, o culto pela disciplina, o amor pelo hábito, a fé se torna apenas um mero objeto herdado em vez de uma fonte de vida, quando a religião passa a falar em nome da autoridade em vez de compaixão ela perde o sentido.
A "demonização" da religião começa quando ela ensina que a vida humana tem que estar a seviço dela, e que a instituíção é mais importante do que a vida, pois era em nome do sábado que se cometia a omissão homicida de ver a dor e se calarem diante do drama humano; como se a instituíção do sábado fosse mais importante do que a vida. Foi nisso que eles, se achando detentores do "pedigree" da espiritualidade, se tornaram filhos do diabo. Foi nisso que jesus foi um escândalo para eles,pois Jesus ensinou que a vida vale mais do que qualquer instituiçao religiosa, e que ele quebrava qualquer uma delas para libertar um filho de Abraão, por isso o chamaram de louco, endemoninhado, sem perceberem que eles é que eram os "demônios", e que a tradição havia virado o "deus" deles e que em nome dela eles matavam qualquer um...
Jesus veio livre, no ar livre, ensinando que o sábado foi feito pro homem e não o homem pro sábado; que não é o homem que tem que estar a serviço da religião, mas a religião é que tem que servir a vida, pois Jesus não trouxe um código, um tratado imperialista religioso, mas ele disse: EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM COM ABUNDÂNCIA.
Será que vemos isso no "bitolado" sistema dos legalistas religiosos?
MEU JUGO É SUAVE E MEU FARDO É LEVE!
Por que será que os evangélicos são tão cansados e oprimidos? A resposta é simples: trocaram a pessoa de Jesus por um cristianismo que Jesus nunca criou, pois Jesus não tem religião, ele não é evangélico, nem católico, nem pentecostal... Jesus sempre foi um escandâlo para religião. Sempre que se encontrava com os religisos dava confusão por que Jesus colocava a vida humana acima de qualquer atividade religiosa.
Por isso eu sou um pastor sem religião, amo minha igreja e sei que Deus a ama, mas não deixarei que meu amor por aquilo que Deus ama(igreja) seja maior do que o meu amor por Deus!
Esse foi o erro de Jonas. Sabendo que Deus amava a israel, Jonas amou a israel a tal ponto, que seu amor por israel se tornou maior doque o seu amor por Deus. Portanto eu não tenho religião, eu tenho uma Pessoa...
JESUS DE NAZARÉ É O SEU NOME.
HONORATO NETO.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
O que é e o que não é avivamento?
INTRODUÇÃO: Avivamento é a mais urgente e profunda nessecidade da igreja hodierna, o grande perigo que atacou a europa e os Estados Unidos ronda a igreja no Brasil.
EUROPA- COMO UM GRANDE MOVIMENTO.
USA- UM GRANDE EMPREENDIMENTO.
BRASIL- ESTA VIRANDO APENAS GRANDES EVENTOS.
Há muito evento e barulho, mas muito pouca unção nos nossos púlpitos; parece que abandonamos o compromisso de uma igreja santa, por o de uma igreja "mantra", deixamos o compromisso de uma igreja de caráter por o de uma igreja de sucesso.
Em vez de levarmos a cruz estamos "trazendo a arca", levantando a Lei e pisando na Graça, recosturando o Véu que a cruz já rasgou.
Por isso ainda confundimos movimento com avivamento pleno, carisma humano com unção de Deus, e gritos secos com vontade de Deus.
OBS: John stott disse: "quando o povo de Deus não conpreende isso, existe um grande desequilibrio na igreja. "
PRECISAMOS DESTINGUIR:
A)Entre o fogo de Deus e o fogo passageiro.
B)Avivamento do Espírito Santo e agitação humana.
C)Obra do Espírito e emocionalismo sensacionalista.
D)O que é quebrantamento espiritual e histerismo, auto-sugestionado.
O QUE É AVIVAMENTO?
É ALGO QUE NÃO É AGENDADO PELA IGREJA.
"Minha igreja vai ter uma semana de avivamento". Isto é errado!
(Atos 2:1-2) "...e de repente veio dos céus".
AVIVAMENTO NÃO É UMA INOVAÇÃO!!!
Há muitas novidades não bíblicas nas igrejas! Cuidado com o evangelho dos atenienses que só querem novidades. (Atos 17:19-21)
NÃO É SUPER ESPIRITUALIZAÇÃO DA VIDA!!!
Gente que quer viver como monge; não sabem conviver com a vida, com relacionamentos, e acabam se tornando pessoas piores, precisamos estar presentes nas causa da vida.
Ex:
. O grande avivalista Jonh wesley, lutou pelas causas sociais da inglaterra.
. Finey lutou contra a escravidão nos E.U.A
. João Calvino, lutou para acabar com os juros extorsivos em Genebra.
Avivamento que leva a igreja a fuga não é de Deus... o genuíno avivamento leva a igreja ao confrontamento. Elias estava na caverna e a ordem de Deus foi "SAI".
Que nossa oração seja: "Senhor começa o avivamento em mim." (Salmos 44:1)
PENSE NISSO...
HONORATO NETO
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Quando a igreja não é igreja!!!
Igreja tem que ser coisa de gente de Deus, de gente livre, de gente sem medo, de gente que anda e vive, que deixa viver... que crê sempre no amor de Deus... e sobretudo, é algo para gente que confia... que entrega... que não deseja controlar nada... e que sabe que não sabe, mas que sabe que Deus sabe...
Somente gente com esse espírito pode ser parte sadia de uma igreja local, por exemplo.
Entretanto, para que as pessoas sejam assim seus pastores precisam ser assim também...
Se o pastor é assim, tudo ficará assim...
Ou, então, o "tal pastor" não emprestará a sua vida para o que "não seja vida", e assim, bem-aventuradamente deixará tal lugar de prisão disfarçada de amor fraterno...
Em igreja há problemas... É claro... Afinal, tem gente...
Mas nenhum problema humano tem que ser um escândalo para a verdadeira igreja de "gente boa de Deus".
Numa igreja de Deus ninguém tem que ser humilhado... adúlteros não tem que ser “apresentados” ao público... ladrões são ajudados a não mais roubarem... corruptos são tratados como Jesus tratou a Zaqueu... e hipócritas são igualmente tratados como Jesus tratou aos hipócritas... ou seja, com silêncio que passa, mas ao mesmo tempo não abre espaço...
Na igreja de "gente boa de Deus" fica quem quer e até quando deseje... E quem não estiver contente não precisa ser taxado de rebelde e nem de insubordinado... Ele é livre para discordar e sair... Sair em paz. Sem maldições e sem ameaças; aliás, pode sair sem assunto mesmo...
Na verdadeira igreja não há auditores, há amigos.
Nela também toda angústia humana é tratada em sigilo e paz.
Igreja é um problema?...
Sinceramente não acho...
Pelo menos quando a igreja é assim, de gente, para gente, liderada por gente, com o propósito de fazer de toda gente um humano maduro .
Então, creia: não há problemas nunca, pois, os problemas em tais casos nada mais são do que situações normais da vida; como gripe, febre ou qualquer outra coisa, que só não dá em poste de ferro...
Tudo o que aqui digo decorre de minha experiência...
Não é teoria...
Pode ser assim em todo lugar...
Mas depende de quem seja o pastor...
E mais: se o povo já estiver viciado demais nem sempre tem jeito...
Entretanto, se alguém decide começar algo do zero, saiba: caso você seja "gente boa de Deus", e que trata todos como gostaria de ser tratado, não haverá nada que não seja normal, pois até as maiores anormalidades são normais quando a mente do Evangelho em nós descomplicou a vida.
Pense nisso!!!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
NÃO DEIXES O AMOR ESCAPAR!!!
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração para de funcionar por alguns segundos, preste atenção... Pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino: o amor.
Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.
Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.
Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... se você achar a pessoa maravilhosamente linda,mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...
Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...
Se você tiver a certeza que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela... se você preferir morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva!
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente...
O PERIGOSO ENGANO EVANGELICO MODERNO!!!
A pessoa não lê a Palavra [exceto em reuniões públicas e a fim de basear o discurso de algum pregador].
Não conhece Jesus [exceto como nome poderoso nas bocas dos faladores de Deus].
Não ora [exceto dando gritos de apoio às orações coletivas].
Não pratica a Palavra [exceto a palavra do profeta do grupo, ou do bispo ou autoridade religiosa da prosperidade ou da maldição].
Não se compromete com o Evangelho [exceto como dízimo e dinheiro no “Banco de Deus”: a “igreja”]; e, de Jesus, nada sabe; pois, de fato, nada Dele experimenta [exceto como medo].
Entretanto, a pessoa fica pensando que o Evangelho (que ela nem sabe o que é), haverá de abençoá-la em razão de que ela está sempre no “endereço de Deus”: o templo da “igreja”.
Assim, vivem como pagãos em nome “de um certo Jesus” que não é Jesus conforme o Evangelho; e, mesmo assim, seguem “um evangelho” que não é Evangelho, para, então, depois de um tempo, acharem que o Evangelho não tem poder; posto que acham que já o provaram e de nada adiantou; sem saberem que de fato deram suas vidas a uma miragem, a um estelionato, a uma fantasia de “Deus”...
Milhões pronunciam o nome de Jesus, mas poucos O conhecem numa relação pessoal!
Na realidade o que vejo são pessoas estudando teologia sem conhecerem a Deus; Entregando-se ao ministério sem experiência do amor de Deus em si mesmas;
Brigando pela “igreja” [como grupo de afinidades] sem amarem o Corpo de Cristo em seu real significado;
Pregando “a mensagem da visão da igreja” julgando que tem algo a ver com a Palavra de Jesus [apenas porque o nome “Jesus” recheia os discursos].
E mais: os que aparentemente sabem o que é o Evangelho e quais são as suas implicações, ou não querem as implicações para as suas vidas pessoais, ou, em outras ocasiões, não querem a sua pratica em razão de que ela acabaria com o “poder” de bruxos que exercem sobre o povo. Assim, vão se enganando enquanto enganam!
O final é trágico: vivem sem Deus e ensinam as pessoas a viverem na mesma aridez sem Deus na terra.
Não conhece Jesus [exceto como nome poderoso nas bocas dos faladores de Deus].
Não ora [exceto dando gritos de apoio às orações coletivas].
Não pratica a Palavra [exceto a palavra do profeta do grupo, ou do bispo ou autoridade religiosa da prosperidade ou da maldição].
Não se compromete com o Evangelho [exceto como dízimo e dinheiro no “Banco de Deus”: a “igreja”]; e, de Jesus, nada sabe; pois, de fato, nada Dele experimenta [exceto como medo].
Entretanto, a pessoa fica pensando que o Evangelho (que ela nem sabe o que é), haverá de abençoá-la em razão de que ela está sempre no “endereço de Deus”: o templo da “igreja”.
Assim, vivem como pagãos em nome “de um certo Jesus” que não é Jesus conforme o Evangelho; e, mesmo assim, seguem “um evangelho” que não é Evangelho, para, então, depois de um tempo, acharem que o Evangelho não tem poder; posto que acham que já o provaram e de nada adiantou; sem saberem que de fato deram suas vidas a uma miragem, a um estelionato, a uma fantasia de “Deus”...
Milhões pronunciam o nome de Jesus, mas poucos O conhecem numa relação pessoal!
Na realidade o que vejo são pessoas estudando teologia sem conhecerem a Deus; Entregando-se ao ministério sem experiência do amor de Deus em si mesmas;
Brigando pela “igreja” [como grupo de afinidades] sem amarem o Corpo de Cristo em seu real significado;
Pregando “a mensagem da visão da igreja” julgando que tem algo a ver com a Palavra de Jesus [apenas porque o nome “Jesus” recheia os discursos].
E mais: os que aparentemente sabem o que é o Evangelho e quais são as suas implicações, ou não querem as implicações para as suas vidas pessoais, ou, em outras ocasiões, não querem a sua pratica em razão de que ela acabaria com o “poder” de bruxos que exercem sobre o povo. Assim, vão se enganando enquanto enganam!
O final é trágico: vivem sem Deus e ensinam as pessoas a viverem na mesma aridez sem Deus na terra.
QUAL O SENTIDO DA VIDA?
Desde os tempos imemoraveis uma das inquietações mas condensadas que acalentam a mente do ser humano é descobrir o sentido da vida,muitos ja se cansaram e se decepicionaram nessa busca, visto que viver não é pra amadores, Viver é uma viagem as vezes tempestuosa, e exige sabedoria,pois viver é a arte de resolver conflitos e aprender a amar; Por isso que wilian wolace uma lenda escocesa dizia: todos os homens morrem, mas nem todos os homens sabem viver.
A vida é a professora mas inplacavel por que primeiro ela da a prova pra só depois ensinar as lições, como dizia jesus em JO 13:7, o que eu faço hoje vocês não sabem, mas conpreenderas depois.
Então qual o sentido da vida?
Eu acredito que nós não devemos nos preocupar com o sentido da vida, mas com o sentido do hoje; Porque Deus não nos fez pra viver a vida, Deus nos fez pra viver o dia, eu tenho que descobrir o sentido do hoje, por que é com o meu hoje que eu posso construir o amanhã, jesus ensinou que o sentido da vida é sentido do dia, por isso minha preocupação é com o pão de hoje e não com o pão de 2015; É por se esquecer do hoje que muitos deixam de viver, pois passam a infância querendo ser adultos, depois de adultos sentem falta da infância, dão a vida pra ganhar dinheiro, e depois querem dar dinheiro pra ganhar a vida, em fim, choram pra nascer, se esquecem de viver, e sofrem pra morrer.
gosto do filme: sociedade dos poetas mortos quando usa a expresão latina: CARPEDIE,CARPEDIE- SIGNIFICA: APROVEITE O DIA.
Por tanto não reclame, não é o mundo que nos derrota,mas a maneira como reagimos a ele, pois não podemos determinar como vai ser nosso futuro, mas podemos determinar os valores que vamos levar pra viagem, não o importa o que a vida mim faça, o que importa é o que eu faço com aquilo que a vida mim fez.
Paz sobre seu coração. HONORATO NETO.
A vida é a professora mas inplacavel por que primeiro ela da a prova pra só depois ensinar as lições, como dizia jesus em JO 13:7, o que eu faço hoje vocês não sabem, mas conpreenderas depois.
Então qual o sentido da vida?
Eu acredito que nós não devemos nos preocupar com o sentido da vida, mas com o sentido do hoje; Porque Deus não nos fez pra viver a vida, Deus nos fez pra viver o dia, eu tenho que descobrir o sentido do hoje, por que é com o meu hoje que eu posso construir o amanhã, jesus ensinou que o sentido da vida é sentido do dia, por isso minha preocupação é com o pão de hoje e não com o pão de 2015; É por se esquecer do hoje que muitos deixam de viver, pois passam a infância querendo ser adultos, depois de adultos sentem falta da infância, dão a vida pra ganhar dinheiro, e depois querem dar dinheiro pra ganhar a vida, em fim, choram pra nascer, se esquecem de viver, e sofrem pra morrer.
gosto do filme: sociedade dos poetas mortos quando usa a expresão latina: CARPEDIE,CARPEDIE- SIGNIFICA: APROVEITE O DIA.
Por tanto não reclame, não é o mundo que nos derrota,mas a maneira como reagimos a ele, pois não podemos determinar como vai ser nosso futuro, mas podemos determinar os valores que vamos levar pra viagem, não o importa o que a vida mim faça, o que importa é o que eu faço com aquilo que a vida mim fez.
Paz sobre seu coração. HONORATO NETO.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
MOSTRANOS O PAI !!!
Queridos ao ver as multidões em um culto, me vem uma pergunta que não quer calar: Quantos deuses estão sendo adorados nos nossos cultos?
Sim por que na verdade o que as pessoas adoram é Deus conforme os seus conceitos, elas buscam o conceito que elas tem sobre Deus e não a Deus. Conceitos esses que elas aprenderam do seu líder, da tradição religiosa ou familiar, por isso que de acordo com a denominação, Deus tem uma cara um pouco diferente da face de outra; uma crer que Deus faz assim, a outra crer que não... e há confusão.
Por isso que não me empolgo com milhares de decisões, por que me parece que as pessoas não estão se convertendo a Deus, mas há um conceito "vitoriano" que lhes apresentam em nome de Jesus. Elas se convertem a uma proposta de sucesso, de vida tranquila, de fim de problemas.
Sendo assim, Deus é apenas um meio. Deus passa a ser o conforto, a paz, as sensações, as vitorias, as respostas que eu recebo.
Porque cultuamos o nosso bem estar, e a partir do momento que nos é tirado, acreditamos ser "Deus" irado, de mal humor, precisando ser apaziguado pelas corentes da igreja;
Que divindade é essa que o cristianismo criou? Será que seu gêneses é o de Moisés ou do cristianismo? Por que o gêneses de Moisés fala Deus dizendo: haja luz, mas o do cristianismo, e dos teologos dizendo: Haja Deus do nosso jeito, conforme nossos conceitos; e ainda dizem que Jesus criou o cristianismo (rsrsrs)! Jesus não criou religião nenhuma, nem evangélico ele é; nem muito menos religioso, ele era livre.
Dentro do nome de Jesus cabe tudo, mas só terá significdo pleno, se o nome pronunciado tiver conecxão com quem ele é realmente, se não é só um nome sendo usado sem que o dono do nome esteja sabendo; Ou seja estelionato, pra esses a frase do Juíz é: NÃO VOS CONHEÇO APARTAI-VOS DE MIM!!!
Amados é possivel andar com Jesus, falando de Jesus e não conhecê-lo de verdade. A maioria de nós ja andamos assim; até os discipulos ja andaram peguntando "Quem é este? quem é este?" ou então como Felipe: "Senhor mostra-nos o Pai."Jesus responde: "ha tanto tempo estou convosco e me perguntas mostranos o pai?
Quem vê a mim ver o pai..."
Jesus é a expressão exata do ser de Deus, é a imagem do Deus invisivel, é a chave hermeneutica confiavel para se abrir a escritura. Quer saber como Deus é? Olhe para Jesus; como ele viveu, como ele andou, como ele tratou os inimigos, e você verá como Deus na verdade é, e descobrirá que Deus é AMOR.
PENSE NISSO!
Honorato Neto 19/02/2010
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Que lugar é esse?
O Recanto das Almas.
Parece que somos pequenas gotas de um imenso oceano que não se desvanecem, mas que correm para o mar, e este mar é o Recanto das Almas, onde as idéias se derramam.
Pois a única forma do fluxo continuar em renovo é nos envolvendo com as outras gotas ao nosso lado, no mesmo fluxo da chuva que fomos ordenados a descer, certos de que o pingo só é chuva se estiver descendo com os pingos ... sim, descer!
Para regar o solo com vida, com amor e paz, fazendo das nossas existências o chover, o regar o solo, o crescer, frutificar, amadurecer e morrer.
Por que falar de morte é falar de como viver; das nuvens, dos relâmpagos, dos trovões, até ao cair em pé e correr deitado, sem se deixar levar pela mesmice dos lagos da mediocridade e da religiosidade.
Entrando aqui teremos rumo, iremos juntos cumprindo a missão do rio, lavando as hidroelétricas da vida, lavando roupas sujas, carregando peixes mil ... até nos encontrarmos com o MAR.
Nesse dia seremos um com Ele, como Ele é um com o Pai.
Mergulhados para sempre na bacia das almas ....
Fique a vontade e se derrame! Pois se entrou aqui, tem que se molhar!
Por Pr. Honorato Neto
Assinar:
Postagens (Atom)