sexta-feira, 30 de abril de 2010

GOTINHAS DA SABEDORIA


Queridos temos muitos repassadores de conhecimento, mas nos falta sabios, o Homem que tem conhecimento é aquele que é um bom repassador de informações daquilo que já é uma ideia, mas o sabio é um idealizador de novas ideias que promovam a liberdade e a paz.


O sabio é aquele que sabe sem saber, e cresce sem parar, e descansa no confiar, que nas grandes tormentas tira as grandes lições, pois o sabio não é quem sabe muitas coisas, e sim quem conhece coisas uteis e sabe utiliza-las para o proveito da vida, a sabedoria não é um lugar aonde se chega, mas é uma somatoria de experiências da jornada; Perguntaram ao homem mais sabio da Grécia por que ele era o mais sabio e ele disse que era o mais sabio, por que sabia que nada sabia, pois o saber não é a capacidade de se livrar de viver percausos, mas antes saber enfrenta-los, pois não são as circunstacias que nos derotam, mas a maneira como reagimos a elas.


Uma vez me cosideraram sabio e me perguntaram o segredo, eu disse: Não sei, só sei que ja errrei muito, e que a unica forma de não errar é adiquirindo sabedoria, mas a unica maneira de adiquirir sabedoria é errando, os erros fazem parte do processo de crescimento quando eles não são provocados de proposito, mas quando são acidentes de percurso; Eu diria que a grande sabedoria não é saber o que fazer, mas saber o que fazer depois que fizer, pois depois das ações estão as grandes tentações, e o maior erro da sabedoria dos maiores sabios da historia é que eles não conseguiram fazer a sabedoria andar de mãos dadas ao carater, a moral, a ética, o maior exemplo é o de salomão, que mesmo sendo sabio, viveu promiscuamente nas noites de valpurges.


Afinal de contas o que é a sabedoria?


Pra mim sabedoria é saber sempre o que convem a cada faze da vida, sabedoria é se preocupar em dar sentido ao hoje, aos momentos do agora, e faze-la subimissa a conciência de que eu não sou ela e que ela não sou eu, pois sou apenas um filhinho dela querendo justificar a mamãe, sabedoria é escolher ser de Deus, e que eu só ando com ela e começo a entedê-la quando eu aprendo o temor do senhor, pois esse é o principio da sabedoria.


Em fim sabedoria é saber que nossa exIstência semeia o tempo todo, seja por palavras, pensamentos, sentimentos, atitudes, juízos, ações ou omissões.

Os passos basicos até ela é: SILÊNCIO, OUVIR, PENSAR, REPENSAR, GUARDAR, PRATICAR, PRA SÓ ENTÃO TRANSMMITIR.


PENSE NISSO: HONORATO NETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário