terça-feira, 6 de abril de 2010

QUEM ESTA NO CONTROLE?


Queridos o que mais fascina o homem na religião, acredito eu, não é o dinheiro, mas é o poder.
O ser humano desde o principio já provou que é seduzido facilmente pelo poder, a maior prova disso aconteceu no Edém com Adão e Eva, quando receberam a proposta de serem iguais a Deus. A ganância do homem é imensurável nessa vida, sua sede por grandeza e por controle é ameaçadora a vida humana e a todo planeta.

Os pilares da pós-modernidade são:
" FÉ NA RAZÃO"
" FÉ NO PROGRESSO TECNOLÓGICO"
" FÉ NA CIÊNCIA COMO SUBSTITUTA DA RELIGIÃO"
" FÉ NO HOMEM AUTONÔMO TOTALMENTE INDEPENDENTE DE DEUS"

Os déspotas da intelectualidade já profetizavam: "aposentaremos Deus num canto desnecessário do universo, condenaremos a divindade ao ostracismo, para que o homem seja o centro de tudo".
Buber- falava do eclipse de Deus.
Hamilton e nichtche- falavam da morte Deus.
Jaspers- falava da ausência divina.

Todos eles pelo menos eram ateus convictos. Pior é o mundo cristão que dizendo crer em Deus, o fizeram apenas um "mordomo cósmico", a serviço da cristandade através de correntes e campanhas para fazer a divindade funcionar a nosso favor; pois hoje tudo que não funciona é jogado fora. Não é mais o homem no centro da vontade de Deus, é o homem querendo colocar Deus no centro de sua vontade; as correntes e orações é como se fossem uma força pra forçar Deus a fazer algo que antes ele não estava disposto a fazer... é a era do Antropocentrismo, o homem no centro das atenções.

Na mentalidade moderna Deus existe para o homem, e não o homem para Deus, por essas e outras é que os templos e terreiros estão lotados, os gurus esotéricos estão em alta, o misticismo varre as ruas com propostas inacreditáveis, e as pessoas dizendo-se evangélicas se convertem a essa proposta de sucesso e não ao evangelho de Jesus, mas desenvolve-se uma espiritualidade tribal, em que Deus torna-se um ídolo de esquina que deve ser acessado para uma negociação, pois se ver Deus como um meio, e não como um fim em si mesmo... É a espiritualidade made in auto-ajuda.

Francisco Rudiger é que disse que a auto-ajuda substituiu:
. O engajamento na busca de justiça social pela busca do sucesso pessoal e individualista.
. A preocupação em formar pessoas de caráter pela preocupação em formar pessoas de sucesso.
. O compromisso com o cumprimento do dever pelo compromisso com a satisfação da vontade. Por que o mundo é dos espertos...

Por isso é que o mundo vai de mal a pior, nosso conforto não passa de acolchoamento do nosso caixão global, o mundo dos homens está sem rumo, a vida só terá sentido quando entregarmos as rédias da nossa vida ao evangelho, e o evangelho é uma pessoa, e seu nome é Jesus! Ele que não brigou pelo controle de nada,e justamente por isso foi-lhe dado todo poder no céu e na terra, e o seu nome está acima de todo nome; para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre e toda língua confesse que ELE é o Senhor; que com amor e sem empurrões nos atraiu a ele, e nos ensina a rejeitar todo centro de controle que seja poder da morte, ainda que seja por oficio pastoral ou qualquer outra coisa.
Ele ensinou a andar em simplicidade e que o único controle que temos que ter é o do nosso próprio ser, fazendo frear nossa natureza doente e megalomaníaca, e desenvolver o fruto do Espírito; E que contra isso não existe lei ,nem cabresto ou camisa de força, pois pra liberdade é que ele nos libertou.

Pense nisso.
HONORATO NETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário