segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ONDE ESTA O PROBLEMA ?

Se tivéssemos o selo do Espírito em nosso ministério, com o Seu poder, os nossos talentos pouco importariam. Os homens poderiam ser pobres e indoutos, suas palavras poderiam ser difíceis ou desprovidas de gramática; se a força do Espírito as acompanhasse, o mais humilde evangelista poderia ser mais eficiente que os mais eruditos teólogos ou do que os pregadores mais eloqüentes.
É o poder extraordinário de Deus, e não o talento, que ganha o dia. É a unção extraordinária do Espírito, e não a capacidade mental fora do comum, o que carecemos. O poder mental pode encher o edifício, porém, o poder espiritual enche a igreja com o anseio da alma. O poder mental pode atrair congregações enormes, porém, é o poder espiritual que salva. O que precisamos é de poder espiritual...do poder vindo do Trono de Deus.

Que saudade sinto dos puritanos que eram mestres em detalhes, e incapazes ou relutantes em relaxarem. E o que eles tinham de tão diferente? Resposta. MATURIDADE.
Um certo pensador declarou: " O cristianismo de Hoje é centrado no homem, manipulativo, orientado pelo sucesso, auto-indulgente e sentimental como é, patentemente - Mede cinco mil quilômetros de largura e um centímetro de profundidade. Somos anões espirituais.

Hoje em dia só se fala em "renovação" mas essa não era a palavra que os Puritanos usavam, pois eles falavam apenas de "Reformação" e reforma.

O problema dos dias de hoje, é que temos uma mistura de conceitos e teologias, que fica complicado definir o que é a igreja Brasileira; Veja alguns:
Experimentalistas infatigáveis, intelectualistas intrincheirados e desviados descontentes.

1)EXPERIMENTALISTAS INFATIGÁVEIS: Definem o evangelicalismo baseando-se em suas experiências, por isso vivem sempre à cata de novidades, entretenimentos e "pontos altos" valorizando mais os sentimentos fortes que os pensamentos profundos. Eles não apreciam o estudo sólido, o auto-exame feito com humildade, e meditação disciplinada, e o trabalho árduo e não espetacular, em suas atividades e orações. Concebem a vida cristã como uma série de extraordinárias experiências animadoras e não como uma vida de constante retidão racional.
Eles reduzem o cristianismo a uma viagem egoísta em busca de sensações, se esquecendo que a missão do Espirito Santo não é conferir experiências emocionais, e sim, criar em nós o caráter cristão.

2) OS INTELECTUALISTAS ENTRINCHEIRADOS: Sempre reagem com orgulho contra as tolices do experimentalismo. Se apresentam constantemente como crentes rígidos,argumentativos,críticos, campeões da verdade de DEUS e para quem a ortodoxia é tudo. dedicam-se incansavelmente a tarefa de sustentar e defender a sua própria visão de alguma verdade, sejam calvinistas ou arminianos, Por isso ha pouco calor humano neles; As experiências não significam muito para eles; O seu grande propósito é vencer a batalha da correção de idéias.

3) DESVIADOS DESCONTENTES: Gente desiludida com igrejas, com pastores e lideranças.
Uns por razões intelectuais, julgando que o ensino a eles ministrado fora tão simplista que suas mentes foram sufocadas, deixando-as tão fora da realidade que chegava a ser desonesto. Outros por que achavam que no Evangelho eles conseguiriam, Saúde, riquezas materiais, e circunstâncias sem pertubações, ou seja, haviam se convertida não ao Senhor Jesus Cristo, mas à uma proposta de sucesso
O resultado é um aglomerado de gente sem direção, e rumo na sua fé, todavia a saída esta em voltarmos os nossos olhos para simplicidade do evangelho do Senhor Jesus cristo.

Honorato Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário