sábado, 18 de setembro de 2010

LIÇÕES...


A cada dia aprendo novas lições com Deus, a autenticidade do Cristianismo é cotidianamente revelada pelo Espírito a nós, mesmo em meio ao turbélinho da vida, nas ondas impetuosas das tribulações, podemos ouvir claramente a voz do mestre conótando e ostentando nossa vitória dizendo: Não temas, eu estou contigo!

Mesmo as tristezas e argurias que os homens nos causaram, não é para se comparar com a glória que a de ser revelada em nós; Quanto mais conheço dos homens, mais me apaixono por Deus, e quanto mais conheço dos homens mais falo dos homens à Deus, pois não adianta falar de Deus aos homens se primeiro você não falar dos homens à Deus.

Não vejo em meio as grandes metrópoles a felicidade de mãos dadas aos sábios e intelectuais, aos homens que tem um anel de diplomação, não; Mas vejo e conheço homens simples, iletrados, alguns até analfabetos, que conhecem na essência mais viva o gozo mais profundo de uma felicidade real que esta nos braços de cristo, e nisso aprendo que existe ricos em favelas e pobres em manções, e até mesmo pessoas que são tão pobres tão pobres que a unica coisa que tem é dinheiro.
Dinheiro que compra casa nova, mas não compra familia.
Dinheiro que compra sexo, mas que não compra amor.
Dinheiro que compra luxo e conforto, mas não compra paz.
Dinheiro que compra um bom funeral como o do M. Jackson, mas não compra o céu.

Sabendo disso vou vivendo, o bem fazendo, andando e chorando levando a semente, a ninguém enganado, só de cristo falando vou me encantando na lida de amor.
Ontem fui saudade em um tempo que passou, hoje sou presente servindo ao senhor, amanhã não sei aonde, mas sei com quem estou.

HONORATO NETO.



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

UM ESBOÇO PARA MENSAGEM!!!


" CRISTO A LUZ DO SOL DA JUSTIÇA"
TEXTO: (ML 4: 2) " Mas para voz que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; Saíreis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria"
INTRODUÇÃO: Há uma enorme distinção entre os homens- " aqueles que servem a Deus e os que não serve"
o que distingue um homem do outro não é classe social, riquesa ou nacionalidade, nem muito menos sua aparência fisica, o que difere o homem do outro é o temor do Senhor; Por isso a vinda de cristo é uma benção para alguns e uma lastima para outros segundo o seu caráter, como disse Paulo ele é cheiro de vida para alguns e cheiro de morte para outros.

ELUCIDAÇÃO: É interessante que no vs 1 para vs 2 ha uma mudança de figura no tratamento da manifestação de Deus para com os homens.
Para os maus " uma fornalha vs 1"
para os tementes a Deus, " Um sol vs 2

1- PENSEMOS NO SENHOR COMO SÓL!!!
- Ele é o centro de todo sistema de Graça
-Ele é para nós a grande gravidade e o grampo, que nos mantém nos nossos lugares, como o sol mantém os planetas em suas órbitas.
- Ele não tem variação nem sombra de mudança ( TG 1:17) em sí mesmo ele é para sempre o mesmo brilho, brilhando sem cessar.
-Para nós ele tem seus nascimentos e seus ocasos. Se, por um instante, estamos na sombra, aguardamos seu nascimento que pode ser até mesmo na meia noite de Belém.
O que seria do mundo sem o sol, seríamos de nós sem nosso Senhor.

2- AS BENÇÃOS QUE ELE ESPALHA!!!
- Que luz de conhecimento, que calor de amor, que radiância de alegria recebemos dele, andemos nesse sol...
- Que saúde ele dá! cura para os enfermos, saúde para os fortes.

- Que liberdade ele traz " SAÍREIS "
Quando o sol atinge certo ponto, em seu curso anual, o rebanho, que esta no estábulo, é conduzido para as pastagens das montanhas, assim O Senhor liberta o seu povo e eles saem .

3- EMPOLGAÇÃO QUE ELE TRANSMITE!!!

- Que crescimento ele estimula! " Saltareis como Bezerros soltos da estrebaria.
Um coração que comunga com jesus possui o frescor da juventude, é interessante que ele diz que a salvação vem nas asas desse sol, ou seja, vem voando nas asas dos raios de luz.
e por isso pulamos como bezerros soltos da estrebaria da religião para liberdade no campo do amor de Deus; E tudo isso é pura Graça do Senhor Deus.
Não temos de criar o sol, mover o sol, ou comprar o sol, temos apenas de caminhar a luz do sol, gratuita e abençoadamente. Por que hesitamos?
Por que não passamos das trevas para sua maravilhosa luz?

Ha uma bela fábula da mitologia antiga, para mostrar que apolo, que representa o sol, matou enorme serpente venenosa com setas que não erravam o alvo, mesmo atiradas de longe, ele insinua que os raios do sol, arremessados do céu com ímpeto, distroem muitas coisas mortais que rastejam pelo chão, e assim tornam o mundo uma habitação mais segura.
Nesse aspecto a parabola é um traço da verdade, e coincide com aspecto da aliança eterna. A luz que vem do rosto de Jesus quando recebe permissão de jorrar no coração humano distroí as coisas nocivas e que nos amedrontam. como as setas de apolo mataram a serpente- w. arnot.

Então que vantagem tem o crente se o sol brilha para todos?
é simplis, é que o crente tem 2 sol que brilham sobre ele, e muito mais o sol pode brilhas para todos, mas a sombra dele é só para os eleitos.

Honorato Neto.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

NÃO SE ESQUEÇA! IDE...


Queridos a grandeza de uma causa não é determinada pelo o quanto vamos lucrar com ela, mas a grandeza de uma causa é determinada pelo preço que estamos dispostos a pagar por ela.
Os mediócres lutam pela gratificação imediata, os grandes pelejam pelo mero privilégio de se acharem dignos da causa.
Quando falo de preço a pagar, não estou falando de sementes do cerulo ou dos malafaias; Quando falo de preço estou falando de entrega da vida ao ide, por que me parece uma hipócrisia uma igreja que chama Jesus de senhor, mas não honra o senhorio de cristo na ordem da grande comissão de fazer discipulos de todas as nações; Antigamente a lógica dos primeiros missionarios era, o que eu posso dar a Deus, eu quero ser uma resposta de Deus, eu quero responder ao clamor do coração de Deus; Mas hoje nossa busca é saber como Deus vai nos responder, quando nossa vida é que deveria ser uma resposta ao clamor de Deus de IS 6- A quem enviarei e quem a de ir por nós? Onde estão os que dizem: Eis me aqui envia-me a mim!!!

Amados definitivamente o Evangelho não é Deus respondendo ao homem, mas o homem respondendo a Deus, como? com sua vida, sendo resposta de Deus a outros que precisam, pois só no brasil temos mais de 100 povos não alcançados, e enquanto isso 90 por cento das rendas da igreja são gastas com atividades internas, os nossos eventos não tratam da realidade da vida, e sim apenas entretenimento para distrair os desligados pastoreados pela apatia desesperançada da igreja.

Amanhã estarei embarcando com a minha esposa para Teresina no Piauí para pregar o evangelho, vou sem medir distancia, vou semear o Amor, eu sei que a renuncia dói, mas vou impelido de amor e cheio de esperança, sabendo que a esperança é uma força que nos move a lutar não por que vai dar certo, mas por que vale a pena, e também sabendo que o amor a Deus é puro quando a alegria e o sofrimento inspiram uma igual gratidão.
O amor em quem esta feliz é querer participar do sofrimento do amado infeliz.
O amor em quem esta infeliz é satisfazer-se com o simples conhecimento de que o amado desfruta alegria.

encerro com o pensamento de uma rabino chamado Chumayker que dizia para um jovem que sonhava em pregar nos grandes eventos e ser reconhecido no mundo góspel evangelico, ele dizia:
Meu filho, nunca queira brilhar, pois o único ser que quis brilhar na bíblia foi o satanás e ele caiu em trevas, e lembre-se, que o Deus que tem toda luz é extremamente discreto.

Um forte abraço a todos


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

IDAS E VINDAS...


Por favor quem for ler leia devagar!!!
Amados, o que é a vida se não idas e vindas, Uma hora estamos indo, outra hora estamos voltando, uma hora sorrindo, outra hora chorando, Uma hora chegando outra hora voltando.
As vezes enquanto vou vejo outros voltando, e as vezes enquanto volto vejo outros que estão indo, todos com seus sonhos e cheios de ímpeto seguem na vida o seu caminho.
Gosto muito do que dizia o pensador Francês Françoar morrear quando dizia que a vida é um longo e perigoso zig zag enconsta acima, ou seja, hora no monte hora no vale vamos indo, e mesmo quando não estamos geograficamente em nenhum dos dois, eles nos habitam interiormente.

Pois quem é que enquanto vai não mergulha no voltar em seu passado, tem até aqueles que fazem da volta ao passado algo mais presente do que o próprio presente, pois quem é que antes de ir também não vai no coração onde se deseja chegar, e alguns vão tão longe nesse imaginar que se esquecem até mesmo acordar.
O fato é que as vezes não percebemos é onde estamos agora, pois sempre estamos mergulhados no passado ou viajando no futuro, em idas e vindas.

Primeiro não quero desvalorizar o valor de recordar, alguém já bem dizia: Viver é recordar, até por que não podemos avançar sem tirar as lições do passado, não podemos construir pontes para o futuro sem as pedras das conexões do passado, pois até no passado podemos encontrar esperança para enfrentar o presente e o futuro. Pense comigo... Quando Deus chamou Moisés ele disse: EU SOU O DEUS DE ABRAÃO ISAAC E JACÓ.
ou seja: Moisés você nunca será um grande Moisés se você se esquecer que houve um grande Abraão, um grande Isaac e um grande Jacó , pois o Senhor é o Deus do principios imutaveis.

Daví encontrou força para enfrentar Golias recordando o tempo do Urso e do Leão, e as vitórias do passado lhe deram coragem para os novos desafios.

Lembre-se; salomão só foi feliz enquanto disse: MEU PAI DAVI, MEU PAI DAVI, Quando ele se esqueceu do seu pai ele caiu.
Mesmo em dias de tanta tecnologia o apelo do evangelho ainda é: Lembrai-vos da mulher de ló!!! e ainda posso ouvir Moisés dizendo: Não removam os marcos antigos; e por isso digo como jeremias em LM 3:21- Quero trazer a memória o que pode me dar esperança...

Mas em segundo lugar não quero desprezar os visionários, os que são capazes de viajarem sem sair do lugar, os que tem visão de Aguia, aqueles que como José se preparam antes da crise e fazem seus celeiros e depósitos no próprio coração, Aqueles que como Daniel conhecem o futuro, e que chegam no coração aonde querem mesmo antes de realmente chegarem.

Mas hoje, quero chamar Idas e vindas para o meu presente, quero voltar-me para o hoje, quero ir para o momento, como já dizia Gilbérto Gil o melhor dia é hoje", Não quero hoje viver em função do que ainda não tenho, nem do que ja tive, quero celebrar o que eu tenho, hoje eu não quero buscar sentido pra vida, hoje quero buscar o sentido pro dia. O sentido do agora...

Hoje digo aos meus amigos, que Deus não nos fez pra viver a vida, Deus nos fez pra viver o dia, agradecendo pelo pão do dia, e não pelo pão de amanhã, pois fazendo assim eu sei que hoje sou melhor do que ontem, e que amanhã serei melhor do que hoje, pois com o hoje eu dou sentido e significado ao meu passado, e com o hoje eu construo o futuro com atitudes de Deus.

Vou dizendo como disse meu amigo Paulo, esquecendo-me das coisas que para traz ficam, avanço com as que estão diante de mim; Ou seja, com aquilo que Deus tem permitido está ao meu lado, Minha esposa que é o maior tesouro que tenho nessa vida e os amigos de caminhada.

Agora eu quero descansar chegar a tarde a praia e vê se o vento ainda lá fora está.
Eu faço isso pra esquecer, eu deixo a onda me acertar e o vento vai levando tudo embora, pois quero colocar idas e vindas na mesma direção, pois onde esta você agora alem de aqui dentro de mim...

Um abraço carinhoso a todos.
Honorato Neto

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A nudez que será castigada.


Texto: Mc 11:12 - 14.

Um dos filmes mais badalados da década de 70 foi o " Toda nudez será castigada". Um filme digno das culpas criadas pela religião dos fariseus cristãos. Mas o Evangelho ensina que é melhor andar nu diante de Deus do que tecer para si vestimentas da falsa moral e das virtudes auto-jactantes.
O Espírito do Evangelho ensina que Deus ama a verdade de cada estação da vida humana.
O ensino de Jesus parece sempre estar cheio de paradoxos: ele chama a mansidão, e louva quem tem sede de justiça; Ele avisa o perigo da ansiedade, ao mesmo tempo que manda vigiar; manda que se ore sem cessar, descansando nele que é manso e humilde, ao mesmo tempo que vem trazer não paz, mas espada.
É como curar o mudo e pedir que ele não diga nada a ninguém. Cura o gago e pede que este seja discreto. Diz que não veio trazer paz, mas manda os discípulos saudarem com paz. É andar no escuro sobre as águas dizendo não temas. Aceita a maquiagem da prostituta, mas é implacável com a máscara do fariseu. Chama a si mesmo de semeador, mas não exita em secar uma figueira.
Há injustiça da parte de Deus? De modo algum. O que Deus não suporta é a incoerência, a falsidade de toda maquiagem, de polidez disfarçada.
Foi por isso que ele amaldiçoou a figueira, que de modo anômolo, tentava dar aparência de produtividade três meses antes da estação própria. Todas as demais figueiras de Israel estavam peladas de folhas, isto por que a figueira é uma árvore que primeiro apresenta os frutos, e só depois as folhagens. A oferta da folhagem era a promessa de haver frutos; mas não havia. Era só camuflagem! Foi por isso que nenhuma figueira nua foi castigada ou amaldiçoada no Monte das Oliveiras, mas tão somente aquela "171" vegetal.
Qual nudez será castigada?
É a nudez do ser, que se acha moralmente vestido; É a nudez do ser que tenta produzir sua própria vestimenta e méritos aparentes.
A gente tem que entender que Deus não pede de ninguém que dê fruto fora da estação. Por que? Por que quando a estação não é de fruto, o fruto da estação que não é de fruto é o fruto da verdade de não dar fruto fora da estação apropridada.
A verdade não é só o que é. A verdade é também o que não é. E a verdade do que é não é mais importante do que a verdade do que não é. Deus prefere todas as figueiras nuas. Ele não suporta a tentativa da gente de querer usar o exterior para enganá-Lo. E foi com folhas de figueiras que Adão quis se cobrir...E a figueira está de volta, fazendo "tanguinhas", pra tentar mostrar que é melhor.
Aí Deus diz: Tira a camuflagem! Eu te prefiro nu, por que camuflado tu estarás perdido!
Por que a única roupa que te veste bem diante de Deus não é feita de panos, muito menos de folhas de figueira, mas são feitas de sangue...o sangue do Cordeiro! O sangue da Nova Aliança!
O sangue que me dará as vestes para adentrar na Nova Jerusalém!

Conclusão: Você não precisa ser para ninguém nada além daquilo que Deus sabe que você é.

Honorato Neto.

A menina chamada Ausência


Eis que encontro na rua uma das moças mais lindas do mundo. Vestida simplesmente, parecia no entanto uma princesa. Um meigo olhar, um sorriso que parecia uma aurora dentro de nós.
Não pude...Não pude, mas lhe indaguei de súbito:
_ Como é teu nome minha querida?
E ela respondeu-me simplesmente:
_ Meu nome é Ausência.
E ela pergunta:
_ Quem é você?
_ Sou alguém que anda preocupado com você D. Ausência, pois contigo tem ido a verdade, o pudor, a moralidade, os princípios saudáveis...a bondade, o amor.
Por isso não vá tão longe, nem por um dia, por que... por que... não sei como dizer; o dia é longo, e estarei esperando por você. Como numa estação vazia, onde os trens ficam parados em outro lugar, adormecidos.

Honorato Neto

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

APRESSANDO A LÓ!


Texto: Gn 19:15

Introdução: Queridos, todos pensam que o que levou Deus a destruir Sodoma e Gomorra foi o pecado. Eu tenho uma opinião diferente: o que levou Deus a destruir Sodoma e Gomorra foi a ausência do bem. Pois Deus disse que se tivesse cinco ou dois justos, Ele não destruiria.
Todavia, por intervenção de Abraão, Deus enviou anjos para apressar Ló.

Elucidação: Esses personagens eram anjos ou aparições divinas? Não importa! Eram mensageiros enviados por Deus para salvar! Eles nos ensinam como lidar com os homens, já que desejamos despertá-los e abençoá-los; e isto só pode acontecer se nós começarmos a apressá-los.
V. 15: " Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló."

1. O Justo precisa ser apressado.
Em quê? Em questões de obediência ao seu Senhor. Em sair do mundo. (V.26)
Em buscar o bem de sua família. (V.12)
Por quê? A carne é fraca. Ló, sendo já velho, estava caracterizado demais pelo mundanismo. Sodoma exercia uma lenta influencia sobre sua família. E como apertá-los? Lembrando-os de suas obrigações e oportunidades. Levando-os a considerar a rápida passagem do tempo e a brevidade da vida. Advertindo-os da destruição certa!
2. Os pecadores precisam ser apressados.
Os pecadores são muito indolentes e se inclinam por protelar. Eles se acomodam na Sodoma do Pecado, e não creêm em nossa advertência. (v.14)
A letargia é o grande invento de Satanás para a ruína deles.
Nossa tarefa é apressá-los!
Devemos nós mesmos ser diligentes, como aqueles anjos foram. Também devemos ser pacientes e repetir nossos apelos. Devemos ser resolutos e segurá-los pelas mãos. Temos muitos argumentos para com esses apressá-los.
  • O iminente perigo em que se encontram enquanto protelam.
  • O pecado de tardarem quando Deus ordena sair.
  • E a suprema necessidade de uma imediata decisão.
3. Apressá-los em não olhar para trás.
Devemos lembrá-los que pior que ficar é olhar para trás. Pois sabemos que o que aconteceu com a mulher de Ló virou lição eterna para nunca olharmos para trás. Pois disse Jesus: "lembrai-vos da mulher de Ló." Pois aquele que sai e olha para trás, seu último estado torna-se pior que o primeiro. Como fala Pedro na Segunda Epístola, capítulo de número dois, versos vinte a vinte e dois: Portanto se depois de terem escapado das contaminações do mundo, mediante o conhecimento do senhor e salvador Jesus Cristo, se deixaram enredar de novo e são vencidos, tornou-se seu último estado pior que o primeiro, pois melhor lhes fora nunca tivesse conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo volver-se para trás, apartando-se do Santo Mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: o cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a volver-se no lamaçal.

Conclusão: Não é hora mais de brincarmos! Nem nos distrairmos com os filhos de Sodoma. Nossa missão é apressar, é apertar os Lós que estão cativos.
Oro como orou John Wesley: Senhor dai-nos homens que não amem sua própria vida, que tema apenas a Ti, e que aborreçam o pecado. E nós, juntos, salvaremos os Lós.

Fica a meditação a todos...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A VISÃO DO QUE NÃO VIA!!!

AH tenho conciência que como cego fui visto antes de ver, fui visto antes de nascer, pois antes via com os olhos dos outros, a oferta foi grande e como cego não desconfiei, e é o que digo para filosofos, sabios e inquiridores; Só sei que era cego e agora vejo.
abriste os meus olhos
E ver significou saber que não via,
E agora vendo precisei abandonar a imagem.
Felizes daqueles que ainda conseguem ver ...
Tristes daqueles que por se acharem vendo já não vendo mais nada enxergam.
precisei Desaprender para aprender ...
A arte de me despir me expôs novamente a mim mesmo.
Despi-me das vestes das filosofias humanas.
Apaguei as belas figuras e tornei minha vida num papel branco
E no branco do nada pintado, caminho o meu proprio caminho nele que é ô Caminho verdade e a vida.

Honorato Neto