quinta-feira, 2 de setembro de 2010

APRESSANDO A LÓ!


Texto: Gn 19:15

Introdução: Queridos, todos pensam que o que levou Deus a destruir Sodoma e Gomorra foi o pecado. Eu tenho uma opinião diferente: o que levou Deus a destruir Sodoma e Gomorra foi a ausência do bem. Pois Deus disse que se tivesse cinco ou dois justos, Ele não destruiria.
Todavia, por intervenção de Abraão, Deus enviou anjos para apressar Ló.

Elucidação: Esses personagens eram anjos ou aparições divinas? Não importa! Eram mensageiros enviados por Deus para salvar! Eles nos ensinam como lidar com os homens, já que desejamos despertá-los e abençoá-los; e isto só pode acontecer se nós começarmos a apressá-los.
V. 15: " Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló."

1. O Justo precisa ser apressado.
Em quê? Em questões de obediência ao seu Senhor. Em sair do mundo. (V.26)
Em buscar o bem de sua família. (V.12)
Por quê? A carne é fraca. Ló, sendo já velho, estava caracterizado demais pelo mundanismo. Sodoma exercia uma lenta influencia sobre sua família. E como apertá-los? Lembrando-os de suas obrigações e oportunidades. Levando-os a considerar a rápida passagem do tempo e a brevidade da vida. Advertindo-os da destruição certa!
2. Os pecadores precisam ser apressados.
Os pecadores são muito indolentes e se inclinam por protelar. Eles se acomodam na Sodoma do Pecado, e não creêm em nossa advertência. (v.14)
A letargia é o grande invento de Satanás para a ruína deles.
Nossa tarefa é apressá-los!
Devemos nós mesmos ser diligentes, como aqueles anjos foram. Também devemos ser pacientes e repetir nossos apelos. Devemos ser resolutos e segurá-los pelas mãos. Temos muitos argumentos para com esses apressá-los.
  • O iminente perigo em que se encontram enquanto protelam.
  • O pecado de tardarem quando Deus ordena sair.
  • E a suprema necessidade de uma imediata decisão.
3. Apressá-los em não olhar para trás.
Devemos lembrá-los que pior que ficar é olhar para trás. Pois sabemos que o que aconteceu com a mulher de Ló virou lição eterna para nunca olharmos para trás. Pois disse Jesus: "lembrai-vos da mulher de Ló." Pois aquele que sai e olha para trás, seu último estado torna-se pior que o primeiro. Como fala Pedro na Segunda Epístola, capítulo de número dois, versos vinte a vinte e dois: Portanto se depois de terem escapado das contaminações do mundo, mediante o conhecimento do senhor e salvador Jesus Cristo, se deixaram enredar de novo e são vencidos, tornou-se seu último estado pior que o primeiro, pois melhor lhes fora nunca tivesse conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo volver-se para trás, apartando-se do Santo Mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: o cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a volver-se no lamaçal.

Conclusão: Não é hora mais de brincarmos! Nem nos distrairmos com os filhos de Sodoma. Nossa missão é apressar, é apertar os Lós que estão cativos.
Oro como orou John Wesley: Senhor dai-nos homens que não amem sua própria vida, que tema apenas a Ti, e que aborreçam o pecado. E nós, juntos, salvaremos os Lós.

Fica a meditação a todos...

2 comentários:

  1. Graça e Paz, pastor reflexão bela, sutil e principalmente verdadeira, hj está faltando isso pessoas que apressem, evangelizem, pessoas que amem, pessoas qeu não amem a si mesmo, mas que amem para apressar o Ló que está bebado na esquina, o Ló que está pedindo esmola, o Ló que está nos forros, a Ló que está na esquina se prostituindo, os Lós que precisam ser apressados com urgencia nos hospitais... os Lós nas bocas de fumo... unica forma e caminho pastor, unica saida e ultima chance não para os Lós mas para nós pastor e principalmente os jovens JUC messejana 2 tem que abrir os olhos para os Lós desse mundo... vamos abrir os olhos deles pastor...pense nessa unica hipotese... vamos mover aquele povo... a mensagem da cruz não pode ser esquecida e nem substituida pelo mundo Gospel...
    PEDRO HELIO

    ResponderExcluir
  2. Paz querido Pedro, feliz pelo seu comentario lucido e verdadeiro, temos sim que apertar os jovens de hoje em dia, eles realmente precisam acordar pra realidade eterna tanto de benção como maldição eterna, chega de brincar, é hora de despertar.
    Paz e graça.

    ResponderExcluir